segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

Carnaval

Congresso ainda esconde a maior parte de seus gastos

RANIER BRAGONda Folha de S.Paulo, em Brasília

Responsável por um Orçamento de R$ 6,3 bilhões neste ano (que supera a receita anual da Paraíba), o Congresso ainda tem pouca ou nenhuma transparência sobre a aplicação da maior parte desses recursos.

A Câmara dos Deputados decidiu na semana passada que colocará na internet a prestação de contas da chamada verba indenizatória --para ressarcimento de gastos com escritório nos Estados--, mas essa rubrica representa apenas 15%, em média, de tudo aquilo que é destinado aos congressistas a título de auxílio ao mandato.

Ja dizia o professor Romano, da Unicamp, que o carnaval na política é algo perene. O bloco da falta de transparência ainda desfila livremente. É certo que esses 15% de lucidez, ja citado acima, representa algo novo no Brasil. Porém é incômodo saber que a grande maioria dos gastos com a verba, cerca de 75%, continuará oculto. Dessa forma os parlamentares podem continuar jogando cerpentinas e confetes no povo que paga a conta desse bloco.

5 comentários:

Arthurius Maximus disse...

Só com uma pressão intensa e uma ação enérgica da opinião pública essa caixa preta vai ser aberta. E esperar isso de nosso povo é algo ainda além da imaginação.

Vai demorar muito até que entendam que a política nada mais é do que a forma de decidir como viverão ou morrerão. Nesse dia, aprenderão que votar é muito mais do que digitar alguns números numa máquina a cada dois anos.

Anônimo disse...

Oi amigo.
Fico muito feliz em você ter visitado e postado no meu blog.
Aceito sim uma troca de links entre os dois blogs, ou até uma parceria ou até uma fusão de blogs.

Me adicione no MSN: diogobcd@hotmail.com

Desde já, obrigado.
Abraços,
Diogo.

Bruno Silva disse...

amigo .

Gostei de seu blog.
mais um contato ai!
até a proxima visita!

Thaís disse...

Seu bloog esta mto shoow ((:
até a proxima e passa lá no meu ok?
bjooos s2

Jaime Guimarães disse...

As coisas no Brasil andam tão devagar em relação à política, cidadania e democracia que a prestação de contas de ao menos 15% em média do que é gasto pelos congressistas já é um avanço, por incrível que pareça.

E andam devagar porque não há a já citada "cidadania" e tenho meus motivos para duvidar de uma "democracia" onde não há transparência para com os gastos públicos.

Excelente postagem para chamar a atenção das pessoas nesta ressaca pós-carnaval!

Feliz 2009! abs!

http://grooeland.blogspot.com