sexta-feira, 11 de abril de 2008

Emergentes são 41% da produção mundial, diz Bird

China já responde pela segunda maior produção do mundo
Os países em desenvolvimento representaram 41% da produção mundial em 2006, segundo dados divulgados nesta sexta-feira pelo Banco Mundial. Em 1995, as economias em desenvolvimento representavam 25% da produção global.
Segundo o relatório Indicadores de Desenvolvimento do Mundo 2008, cinco das 12 maiores economias do mundo são países em desenvolvimento, considerando-se a riqueza das nações em relação ao poder de compra do consumidor.

A América Latina e o Caribe foi a única das regiões de países em desenvolvimento que teve sua participação na produção mundial reduzida – de 9%, em 1995, para 8%, em 2006.

Apesar de fazer parte da única região analisada cuja produção não aumentou, o Brasil é destacado no relatório como um país com potencial para expandir ainda mais a sua participação na produção mundial.

"Na medida em que a integração global continua, países em desenvolvimento têm grandes chances de expandir a sua fatia na economia mundial, especialmente centros regionais com grandes populações e bases econômicas significativas, como Brasil, China, Índia, Rússia e África do Sul", afirma o relatório.


Ao contrário das ditaduras emergentes na America Latina, o Brasil tem adotado uma política liberal, voltada para o comercio exterior e ampliação dos acordos bilaterais, com países como a China. É preciso que a luta contra os embargos agrícolas, imposto pelos países desenvolvidos, continue, caso seja pelo menos diminuído, o Brasil e outros países emergentes poderão aumentar ainda mais suas produções e ganharem mais mercado.

(fonte: BBC Brasil)

Nenhum comentário: